quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Crônica




Os filmes "Tempos Modernos" e "O Nome da Rosa" são base para crônica com a temática: Arquitetura escolar, Período histórico e as Concepções de educação e de docência.

domingo, 24 de agosto de 2008

Experiências Escolares (Parte II)


Síntese coletiva sobre as experiências escolares.

Experiências Escolares (Parte I)


Descrição individual sobre as experiências escolares como estudante e como professor.


Destaque para os aspectos que são semelhantes e diferentes nas escolas com base na leitura dos Caps. I e II e textos complementares.

Papel do professor na Educação do presente


Concepção do grupo sobre o papel do professor na Educação do presente.

sábado, 23 de agosto de 2008

Apresentação do Grupo


Em primeiro lugar, vamos apresentar os componentes do grupo, a experiência profissional de cada um e as expectativas em relação à disciplina de Organização Escolar pertencente à grade curricular do curso de Licenciatura em Física por EaD.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Para Iniciar - Popper e Kuhn



(...) o comportamento do “cientista normal” em relação ao paradigma é similar ao do pesquisador verificacionista, descrito por Popper; o dogmatismo do “contexto” é o mesmo: todos os casos podem ser analisados à luz da teoria.Para Popper, o relativismo de Kuhn compromete de forma contundente a racionalidade da ciência. Kuhn nunca reconheceu-se como relativista, mas, de fato, não parece ter dado uma resposta satisfatória a seus críticos quanto à esta acusação. O relativismo é, segundo Popper, a tese lógica defendida por Kuhn. Não é uma psicologia da pesquisa que Kuhn desenvolve, segundo Popper, e sim uma tese lógica, a tese do relativismo histórico, ainda que seja uma tese equivocada. Para Popper, a ciência progride, de fato, mas não por se submeter a um paradigma ideológico, e sim, em função do método da refutabilidade. Assim, para Popper, a comunidade científica é contituída por uma comunidade de pesquisadores, cada um dos quais disposto a criticar, tão intensamente quanto possível, a afirmação dos demais. Essa é a única ciência legítima, renunciar este comportamento seria renunciar à racionalidade.