segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comentários sobre a Pesquisa de Campo

Percepção do grupo sobre a pesquisa de campo realizada em escola de educação básica.
Segue abaixo uma ilustração da planta baixa da escola avaliada.



Um comentário:

Cientistas disse...

Observamos que, de maneira geral, os entrevistados possuíam uma noção muito abrangente do processo educacional. Aspectos ressaltados por Paulo Freire como contextualização do ensino e a visão que a educação não é apenas a transferência de conhecimento estavam presentes na fala dos entrevistados. O diretor possuía uma postura formal e representava segurança e articulação entre os demais atores da escola. Os alunos também referiram que a educação naquela escola era muito boa.
Com relação à arquitetura escolar (figura utilizada neste tópico), verificamos que ela não possuía o formato característico das escolas tradicionais. A distribuição do espaço físico proporcionava o acesso aos alunos, pais e professores sem o modelo de vigia e punição citado por Foucault. A sala do diretor, da orientadora, dos técnicos administrativos e a secretaria ficavam nos fundos da escola, demonstrando um aspecto estruturalista nos bastidores. Esse fato revela que a escola estudada possui uma arquitetura moderna, vindo ao encontro com a data de sua reconstrução que foi realizada início deste ano.
Desse modo, percebemos que a escola possui boas condições de ensino e consegue entrelaçar a realidade da comunidade com os aspectos educacionais, conduzindo os discentes a um processo digno de formação.